Saúde fortalece alinhamento entre Estado e municípios 20/02/2019 - 16:10

Cib
A necessidade de mudança e o compromisso com a transparência foram os pontos fortes da primeira reunião ordinária, deste ano, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes estaduais e municipais na discussão e pactuação de ações na área de saúde no Paraná.
“Vivemos uma nova etapa”, ressaltou o secretário da Saúde Beto Preto, que ofereceu aos secretários de todos os municípios do Estado uma administração aberta a todos e dedicada à regionalização do atendimento à população.
Diante de cerca de 400 pessoas, o secretário disse que essa disposição atende orientação do governador Ratinho Junior. “O diálogo e a transparência serão os fundamentos na discussão de todos os problemas que vamos enfrentar no caminho, que vamos trilhar juntos, para construir um único Paraná”.
O desafio é de todos e se aplica a todos os níveis de gestão, salientou o diretor geral da Secretaria da Saúde do Paraná, Nestor Werner Junior, explicando que o Estado passa por uma grande revisão de processos e a meta da regionalização é uma luta de todos.
“O Paraná está mudando e vamos em busca da inovação, olhando o que já foi feito e propondo novas soluções”, disse Werner. As diretrizes, metas e objetivos vão ser discutidos com toda a sociedade.
O déficit de recursos da pasta foi um dos pontos ressaltados no encontro. Mas os dirigentes reforçaram que a gestão será “aberta ao diálogo franco e sem cor partidária”, com necessidade de participação do Ministério da Saúde, já que o financiamento das ações envolve recursos dos municípios, do Estado e da União.
Para a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Cristiane Pantaleão, a entidade é apartidária. “Nossa defesa é pelas pessoas, pelo SUS no Estado do Paraná”, declarou, frisando que o foco no fortalecimento da gestão municipal é fundamental para melhorar o atendimento à população.
Dengue, febre amarela, vacinação, abastecimento de medicamentos e cirurgias eletivas também foram discutidos na reunião.