Saúde participa do 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia 01/12/2025 - 15:08

De 25 a 28 de novembro, aconteceu o 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia, em Foz do Iguaçu. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Hanseníase em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, teve o objetivo de aprimorar, capacitar e atualizar os recursos humanos envolvidos no enfrentamento da hanseníase, assim como divulgar ações, estratégias e experiências exitosas que visam o diagnóstico precoce, tratamento adequado, reabilitação física e proteção social das pessoas atingidas pela doença.

O encontro reuniu mais de 30 servidores da Saúde do Paraná, entre eles especialistas na área, que durante os quatro dias de evento debateram os avanços no controle da doença (no passado, o tratamento era feito com isolamento dos pacientes em hospitais considerados colônia).

Durante o Congresso, mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde do Estado foram capacitados. O estande da Sesa teve a participação do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), antigo São Roque, e marcou o início das comemorações dos 100 anos da instituição - tema que foi apresentado pela diretora-geral do HDSPR, Maristela Zanella, com o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos. Durante a apresentação, Maristela falou dos avanços e investimentos no Hospital, fundado em 1926 para o tratamento específico dos pacientes com hanseníase.

Atualmente, o Hospital também realiza mutirões de atendimentos com foco no tratamento de lesões vasculares, especialmente para pacientes com doenças em membros inferiores, e no diagnóstico de lesões suspeitas de câncer de pele. Desde 2023, passamos a ser uma unidade de ensino ao implantar o Programa de Residência Médica em Dermatologia. Em 2026, ano do centenário da instituição, a primeira turma será formada com foco em dermatologia sanitária.

DESAFIOS – O Plano Estratégico para o Enfrentamento à Hanseníase no Paraná 2025-2030, apresentado pela coordenadora do Programa Estadual da Hanseníase, Ana Caroline Dias, é um instrumento desenvolvido pela Sesa para orientar e guiar as ações de saúde pública voltadas ao controle e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no estado.
O Plano atualiza ações e metas, reafirmando o compromisso do Paraná em reduzir a transmissão da hanseníase, promover o diagnóstico precoce, tratamento oportuno e prevenção de incapacidades, alinhado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo central é controlar a hanseníase no estado e eliminar a doença como um problema de saúde pública. Para alcançar esse objetivo, o Plano estabelece ações integradas de Promoção, Atenção e Vigilância em Saúde. O Plano integra cinco eixos de atuação: Vigilância Epidemiológica; Vigilância Laboratorial; Atenção à Saúde; Promoção da Saúde; e Educação Permanente.

As ações abrangem a busca ativa para detecção precoce, o tratamento oportuno, a prevenção e manejo de incapacidades, a reabilitação, o manejo de reações hansênicas, a investigação de contatos para interromper a cadeia de transmissão e as iniciativas voltadas ao combate do estigma e discriminação.

PREMIAÇÃO - O trabalho apresentado sobre “A importância da teleconsultoria em hanseníase para qualificação dos profissionais da Atenção Primária e especializada do Paraná” obteve o terceiro lugar na premiação da área de Epidemiologia e Controle.

“A premiação reforça o compromisso do Estado com o telessaúde e com o controle da hanseníase. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesse reconhecido trabalho”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O médico Hamilton Leite Ribeiro, servidor da Sesa e que atua desde 1985 no Hospital de Dermatologia, foi homenageado pelos 40 anos de atuação dedicados ao estudo e tratamento da hanseníase.

GALERIA DE IMAGENS