Saúde reforça apoio aos municípios do Vale do Ribeira 17/11/2025 - 17:41

A dificuldade de acesso pleno à saúde pela população das comunidades distantes do centro dos municípios do Vale do Ribeira foi tema de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), na tarde desta segunda-feira (17). O encontro reuniu o secretário da Saúde, Beto Preto, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, o diretor-geral da Sesa, César Neves, o procurador de Justiça da Coordenação de Direitos Humanos no MPPR, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de prefeitos das cidades de Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão, Bocaiúva do Sul, João de Lima, e Adrianópolis, Vandir de Oliveira Rosa.

O objetivo do encontro foi o de reforçar as ações em prol das comunidades quilombolas e também dos moradores nas áreas rurais desses municípios, como destacou o secretário Beto Preto.

“Essas pessoas isoladas precisam encaixar no sistema. É preciso fazer uma política diferenciada, tem que entender esse contexto para poder chegar a um atendimento melhor na atenção primária, o fortalecimento do telessaúde e materno-infantil. Unificar as conversas entre a atenção primária e a atenção especial para organizar os trabalhos das equipes, criar uma agenda única para os atendimentos em outras localidades”, destacou Beto Preto.

Investimentos – Durante a reunião, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde fez uma apresentação da estrutura de atendimentos à atenção primária em saúde e dos equipamentos disponíveis na região e dos recursos já disponibilizados pela Secretaria aos municípios na aquisição de 84 veículos, que nos anos de 2023 e 2024 englobam valores superiores a 27 milhões.

Vacinação - A diretora reforçou ainda o pedido para que os municípios fiquem atentos à intensificação da vacinação, em especial da febre amarela, que apresenta índices baixos na região que costuma ser a “porta de entrada” da doença no estado, em especial pelo período de sazonalidade da doença, entre os meses de dezembro e março em razão da alta temperatura e período de chuva, que influenciam o ciclo de mosquitos vetores e a população de hospedeiros do vírus. Toda a população abaixo de 60 anos precisa procurar as salas de vacinas para atualizar essa vacina.

Em abril deste ano, a Secretaria realizou uma ação na região justamente para ampliar os índices de vacinação nos municípios.

Os índices registrados pela Secretaria nos municípios seguem os seguintes percentuais: Adrianópolis- 52,08%; Bocaiúva do Sul-78,83%; Cerro Azul-78,52%; Itaperuçu- 93,90%; Rio Branco do Sul- 63,69%; Tunas do Paraná- 89,83% e Doutor Ulysses- 79,17%

GALERIA DE IMAGENS