Saúde vai intensificar ações para combate à dengue na região de Foz do Iguaçu 22/03/2023 - 18:33

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai incrementar ações e expandir o auxílio para o combate à dengue no município de Foz do Iguaçu. O assunto foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (22) entre o secretário de Estado da Saúde, César Neves, e o prefeito Chico Brasileiro.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta semana, a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu confirmou neste período sazonal, iniciado em 1º de agosto, 1.187 casos de dengue na região. O Paraná contabiliza 8.723 casos da doença.

“Estamos acompanhando de perto esta situação para garantir que não exista nenhum tipo de agravamento. O Estado tem desenvolvido estratégias de combate ao mosquito e auxiliado a região desde o início do período sazonal com o envio de insumos medicamentosos, soros fisiológicos, capacitações e diversas ações que possam promover maior segurança à população”, destacou Neves.

“É sempre válido ressaltar que a principal forma de combate ao Aedes aegypti se dá com a conscientização popular, que permite a eliminação do mosquito, com a  remoção dos criadouros e recipientes que acumulam água parada, impedindo sua proliferação”, salientou o secretário.

“A Sesa tem nos dado um grande apoio nesta luta e não tenho dúvidas de que estamos no caminho correto para vencê-la. Este é um desafio que demanda unidade e também o apoio da população. O secretário nos atendeu e sinalizou, para além do auxílio já prestado, novas ações do governo estadual para avançar ainda mais nessa missão”, destacou Chico Brasileiro.

Dos 399 municípios paranaenses, 268 registram casos confirmados de dengue e 374 apresentam notificações. Os sintomas da doença são febre alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor no fundo do olho, dor de cabeça, vômitos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo e dor muscular.

“Hoje temos uma robusta rede hospitalar na região, que conta com mais de 500 leitos para atendimento de pacientes, o que nos garante, caso necessário, uma grande capacidade operacional. Temos realizado um grande investimento neste combate e, nos próximos dias, o Governo do Estado deve anunciar ainda mais ações de apoio para promover e fortalecer a luta contra o mosquito”, completou o secretário.