Secretaria da Saúde realiza ação no porto de Paranaguá com atendimentos, testes e vacinas 29/08/2025 - 16:50

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promoveu, nesta quinta-feira (28), um dia de atividades voltadas à Saúde do Homem no porto de Paranaguá, no Litoral, com a oferta de vacina, atividade de educação em saúde, prevenção e testagem. A iniciativa foi realizada com a parceria da Portos do Paraná, 1ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá.
A ação integrada resultou no atendimento de 77 pessoas. Ao todo, foram feitos 308 testes rápidos, aplicadas 40 vacinas (entre Influenza, Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral e dT) e realizados 65 atendimentos de verificação de pressão arterial e glicemia capilar (HGT).
“Levar os serviços de saúde para dentro do Porto de Paranaguá é um exemplo de como a integração entre Estado, município e a gestão portuária pode fazer a diferença. Essas ações aproximam a população dos cuidados preventivos, com vacinas, testes e orientações, fortalecendo a promoção da saúde e garantindo mais qualidade de vida”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto
As ações foram executadas pelas equipes das equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária de Paranaguá e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), reforçando a importância do trabalho conjunto para ampliar o acesso da população a serviços essenciais de saúde.
Para o auxiliar de serviços gerais Ruberval Cordeiro Pereira, que participou da ação e faz parte do quadro de funcionários da Portos do Paraná, os serviços oferecidos são muito importantes para a classe portuária.
“Esse cuidado é fundamental, principalmente para a gente que tem família. As vacinas e as aferições são importantes para que possamos vir sempre trabalhar, não ficar doente e ter que ficar em casa, ir para o hospital ou transmitir para a família. Esse cuidado é muito importante e agradeço de coração”.
“Esta parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá é muito importante para que possamos realizar essa atividade e oferecer serviços de saúde para nossos funcionários, estagiários e terceirizados. Cuidar da saúde é um compromisso nosso, que gera bem-estar físico, mental e emocional”, analisou Mônica Denardi, coordenadora de Assistência Médica e Social da Diretoria Administrativa e Financeira do Porto.