Secretaria da Saúde repassa recursos para 391 municípios 15/05/2019 - 10:30

municipio
O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, assinou nesta terça-feira repasse mensal do recurso de custeio para o desenvolvimento de ações e serviços de saúde que beneficiarão 391 municípios.

O valor de R$ 4,57 milhões se refere à parcela do mês de abril de 2019, que será transferida diretamente aos Fundos Municipais de Saúde. O repasse foi solicitado por meio da Superintendência de Atenção à Saúde e está previsto no planejamento orçamentário de apoio aos municípios.

As cidades poderão aplicar os valores recebidos em ações de incentivo à Saúde Bucal, Saúde da Família e de Atenção Primária à Saúde.

“A meta do governo Ratinho Junior é levar a saúde para perto dos paranaenses, qualificando e melhorando os serviços em todos os municípios. E seguindo esta orientação liberamos hoje recursos para a maioria das cidades do Estado”, afirmou o secretário Beto Preto.

Resolução – Os recursos serão aplicados principalmente no custeio de despesas direcionadas a mais de 100 tipos de exames laboratoriais para diabetes, saúde da mulher, saúde mental, saúde do idoso e intoxicações crônicas por agrotóxicos.

Também poderão ser usados na compra de mais de 100 itens utilizados na área de saúde bucal, que vão desde creme dental fluoretado e escova dental infantil até equipamentos para tratamentos e cirurgias dentárias.

Parte da verba pode ser utilizada ainda para despesas com materiais utilizados diretamente nos trabalhos administrativos, ambulatoriais, manutenção, limpeza, conservação e desinfecção.