Secretário assina adesão de 390 municípios ao Programa PlanificaSUS Paraná 11/01/2022 - 18:10

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou nesta terça-feira (11) a adesão de 390 municípios à expansão do Programa PlanificaSUS Paraná, oficializando a cobertura do projeto a todo o Estado. Para o secretário, a inclusão de todos municípios paranaenses representa uma conquista para a garantia de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)


“Por meio do PlanificaSUS, podemos aproximar os serviços de Saúde da população com atenção especializada. Isso significa uma melhora na qualidade da Atenção Primária à Saúde, da organização dos processos de trabalho e do fortalecimento da comunicação e integração entre as equipes”, destacou. 

O secretário também lembrou a importância do programa no cenário pós-pandemia. “Os efeitos da pandemia tem deixado muitos de nossos paranaenses abalados e precisando de atenção e cuidados primários. Um exemplo claro é a população idosa, que além de enfrentar a insegurança trazida pela Covid-19, tem também o isolamento e a ausência, por vezes, de seus familiares. Por isso, a importância da expansão deste programa”, afirmou.


IMPLANTAÇÃO – Um projeto-piloto foi inicialmente implantado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região com sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandiram agora a 1ª etapa aos demais municípios.


PROGRAMA –  O PlanificaSUS Paraná é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). A metodologia da PAS visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.