Secretário confirma nova gestão para o Hospital Regional do Sudoeste 10/01/2023 - 08:30

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, confirmou nesta segunda-feira (9) a mudança na gestão do Hospital Regional do Sudoeste (HRS) em Francisco Beltrão. O novo diretor será Geraldo Gentil Biesek. Economista e gestor de saúde pública, Biesek foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entre 2019 e 2020, além de ser diretor-técnico de Saúde da Funeas entre 2020 e 2021. Integrou também o Ministério da Saúde do Brasil/UNESCO, como Consultor para Desenvolvimento e Implantação de Projetos em Saúde Pública.

O hospital é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) e faz parte das unidades próprias de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. “O Hospital Regional do Sudoeste é referência e nossa intenção é promover a continuidade desse serviço, sempre elevando a qualidade do atendimento. Agradeço o trabalho realizado pela antiga diretora, Cintia Jaqueline Ramos, e tenho certeza que a nova diretoria seguirá trabalhando a favor desta importante unidade hospitalar do Paraná”, destacou Beto Preto.

O HRS é referência em atendimento a gestante de alto risco e parto de risco intermediário, abrangendo a demanda de 27 municípios com uma média de 1,2 mil partos realizados por ano. O hospital também recebe casos de poli trauma e atendimento integral às pessoas em situação de violência sexual.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, participou da visita do novo diretor ao gabinete do secretário Beto Preto e reafirmou a necessidade de um olhar diferenciado para o interior do Estado. “Este hospital desempenha um trabalho fundamental no atendimento não só de Francisco Beltrão, mas de toda a Região Sudoeste”, afirmou.

A unidade conta com as especialidades de ortopedia, obstetrícia de risco intermediário e alto risco, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, bucomaxilo, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica, cirurgia vascular, intensivista neonatal e adulto, odontologia hospitalar, infectologia, radiologia, ultrassonografia obstétrica, broncoscopia, cardiopediatria, endoscopia e neurologia.

“Agradeço a confiança do secretário Beto Preto em mais uma missão em prol da saúde dos paranaenses, e me comprometo a dar seguimento ao trabalho de regionalização dos atendimentos deste hospital”, disse Biesek.