Secretário pede prioridade na habilitação de ambulâncias ao Ministério da Saúde 30/01/2023 - 12:36

A prioridade nas habilitações de novas ambulâncias pelo Ministério da Saúde ao Paraná foram solicitadas pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, nesta segunda-feira (30), em Brasília.

Os veículos estão em fase de aquisição pelo Governo Federal e devem entrar como demandas essenciais do Paraná na Coordenação Nacional de Urgência e Emergência do MS.

A Sesa já adquiriu, com recursos próprios, mais de 800 ambulâncias, entre suporte básico avançado e transporte sanitário, e entregou para os municípios nos últimos quatro anos.

"Aguardamos a habilitação pelo Ministério e o envio destas novas ambulâncias que ainda estão pendentes. Até que os trâmites administrativos sejam superados e com um lote que está sendo adquirido, pedimos prioridade ao Paraná", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Após a reunião, o secretário solicitou que as equipes técnicas da Sesa preparem um relatório e um estudo aprofundado regional de Urgência e Emergência que também possam auxiliar nos trâmites com o Governo Federal.

O Paraná recentemente alcançou 100% da abrangência territorial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com cobertura para os 399 municípios.

A coordenadora nacional da Urgência e Emergência, Heloísa Marins Martins Silva, explicou que o Ministério enfrentou dificuldades na entrega dos veículos pelos fornecedores. No entanto, sinalizou que o pedido do Paraná será tratado com total atenção.

"De fato houve demora na entrega das ambulâncias. Mas o pedido do Paraná vai ser examinado e vamos atender este pleito com rapidez", explicou.

GALERIA DE IMAGENS