Secretários vistoriam obras do Hospital de Colombo, que reforçará atendimento na região 16/03/2023 - 18:11

A construção do Hospital Geral de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe investimentos de R$ 67,2 milhões e vai reforçar o atendimento no município e cidades vizinhas. Nesta quinta-feira (16) os secretários estaduais da Saúde, César Neves, e das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriaram as obras. Do investimento total, R$ 20 milhões são do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e R$ 47,2 milhões de contrapartida do município. A execução do projeto acontece por meio da Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades.

A nova unidade está sendo executada em uma área de 13 mil metros quadrados no Jardim Monza, na Rua Princesa Izabel. Com sua conclusão, o Hospital terá uma capacidade operatória de até 400 cirurgias por mês, além de 126 leitos de internamento, sendo 10 de UTI adulto, 95 de enfermaria e 21 de enfermaria pediátrica, possibilitando internar, em sua capacidade plena, 1.127 pacientes por mês.

"Este é um município com mais de 200 mil habitantes, o que valida ainda mais a importância desta obra. Estamos falando não apenas de uma unidade moderna, mas de uma verdadeira reestruturação na capacidade de atendimento de toda a região. Este é mais um passo firme em direção ao principal norte nos atribuído pelo governador Ratinho Junior: a regionalização da saúde", afirmou o secrettário César Neves.

O prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto, disse que a obra é esperada há muito tempo e que facilitará o atendimento dos moradores do município. “Estamos com a obra acontecendo, inclusive adiantado em relação ao cronograma, mesmo com as chuvas. Há muito nosso município aguarda por isso. Teremos um espaço de maior conforto para a nossa população, que não precisará se deslocar para Curitiba e outros centros em busca de procedimentos de saúde", afirmou Lazarotto.

Para o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, as obras representam um avanço para o futuro do município. “Este hospital irá tornar Colombo referência no atendimento à Saúde, com fortalecimento não apenas para os cidadãos do município, mas também do norte de Curitiba e de toda a Região. Um compromisso do governador Ratinho Junior e do que está saindo do papel”, avaliou.

ESPECIALIDADES - Com a finalização da estrutura, estima-se que o hospital terá, ainda, uma capacidade de realizar cerca 15 mil exames por mês. Para isso, a obra prevê a construção de nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, vascular, urologia, anestesiologia e nutrição ambulatorial. O atendimento deverá chegar a 7.204 consultas mensais. Além disso, a unidade contará com serviços de apoio laboratorial, raio-x, tomografia, ressonância, ultrassom, eletrocardiograma.