Semana Estadual de Saúde Bucal é comemorada virtualmente 27/10/2020 - 18:44

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou uma live nesta terça-feira (27) em comemoração a Semana Estadual de Saúde Bucal. Na ocasião, profissionais da área realizaram homenagens e palestras que foram transmitidas para mais de 200 pessoas simultaneamente.

Durante a abertura da transmissão, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que neste enfrentamento de pandemia, é necessária uma mudança completa de abordagem. “Cabe ao profissional de saúde de um modo geral rever diversas verdades já estabelecidas para o que vem pela frente. Nossos profissionais da área de saúde bucal fazem um trabalho muito bom e cabe a todos nós potencializarmos isso e principalmente organizar essa rede da melhor maneira possível”, disse.

Ainda segundo ele, é preciso observar as demandas da saúde pública paranaense e suas peculiaridades. “A saúde bucal é um ponto fundamental para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. Temos 40 anos de implementação do Programa Estadual de Bochecho com Flúor, ações realizadas em todo o Estado e ampliações das equipes. Tudo isso precisa ser revisto no âmbito nacional e âmbito estadual”, acrescentou Beto Preto.

BOCHECHO COM FLÚOR – A Sesa implementou em 1980 o Programa Estadual de Bochecho com Flúor, como parte do Programa Saúde Escolar, instituído pelo Decreto Estadual nº 3046, de 10 de outubro de 1980. Durante este período o programa manteve uma média de 800 mil crianças realizando o procedimento. A Sesa é responsável pelo fornecimento dos saches de fluoreto de sódio para o preparo da solução.

“O bochecho é uma medida de alto alcance, de custo baixo e é um programa que merece ser continuado, pois os resultados são fantásticos. Não tenho dúvidas que com um secretário tão participativo, a Saúde Bucal e a Saúde pública do Paraná estão em ótimas mãos, e agora com as reflexões sobre a saúde bucal no serviço público pós pandemia, abriremos um leque para o trabalho que vai ser feito no serviço público”, afirmou Léo Kriger, cirurgião-dentista, anteriormente coordenador da área de Saúde Bucal do Paraná.

HOMENAGEM – Após a abertura do evento, a chefe de divisão de Saúde Bucal da Sesa, Gabriela Pereira Afonso, realizou uma homenagem em nome de todos os profissionais da área, para Léo Kriger, profissional renomado na área em todo o Paraná.

“Este grande homem de fartas histórias e sempre com palavras de estímulo e otimismo, vislumbrou a construção de uma política Estadual de Saúde Bucal condizente com a realidade do Paraná e para isso não poupou esforços. Seu trânsito fácil entre os diversos setores, sua simpatia e competência, sem duvidas abriram muitas portas para na época a estruturação de Saúde Bucal”, dizia um trecho da homenagem.

PALESTRAS – A professora Karla Juliane abriu as palestras com uma apresentação sobre “Realização Pessoal e Performance”, em seguida, a doutora Soraya Leal discursou sobre o tema “Mitos e verdades sobre a mínima intervenção em odontologia”. Para encerrar, a doutora Thais Aranha Rossi falou sobre “Reflexões sobre a Saúde Bucal no serviço público pós-pandemia”.

PRESENÇAS – Participaram virtualmente profissionais de diversas áreas da Sesa, secretários municipais de saúde de todo o Estado e diretores e servidores das 22 Regionais de Saúde do Paraná.