Semana inicia com ampliação de novos leitos e número chega a 128 no Estado  
20/06/2022 - 12:13

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abre nesta segunda-feira (20) mais 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital do Centro, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. A ampliação é para atender o aumento da demanda de pacientes em todo o Paraná, por conta das doenças respiratórias, que se agravam principalmente com a chegada do inverno, além dos atendimentos de rotina nas áreas de urgência e emergência. Há uma semana, outros 13 leitos de UTI’s já haviam sido abertos na mesma unidade, totalizando 27 leitos desde a última segunda-feira (13).     

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o empenho do Governo na abertura de mais leitos deve continuar nas próximas semanas. “Diante da alta demanda, a secretaria programou a abertura de novos leitos (UTI e enfermaria). Iniciada na primeira semana de junho, os novos leitos ajudaram a não deixar a população desassistida”, disse.

Desde o início de junho foram abertos 71 leitos UTI (69 adulto e dois pediátrico) e 43 enfermarias. Com as novas UTI’s na Região Metropolitana, o Estado soma agora novos 128 leitos.   

As ampliações ocorreram no Hospital do Idoso, em Curitiba (três UTI’s),  Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTIs), Hospital Universitário de Ponta Grossa (10 UTIs e oito enfermarias), Hospital Universitário de Cascavel (10 UTI’S e 15 enfermarias), Hospital Regional de Guarapuava (10 UTIs), Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba (10 UTIs e 20 enfermarias), Santa Casa de Prudentópolis (10 UTIs) e Hospital São Lucas, em Cascavel (dois leitos UTI’s pediátrica)