Sesa alerta para prevenção do envenenamento infantil 13/10/2020 - 13:48

A Secretaria de Estado da Saúde chama a atenção de pais, responsáveis, cuidadores e professores para a Prevenção ao Envenenamento Infantil. As intoxicações na infância representam 18% do total de casos registrados no Paraná.

Além de envenenamento por ingestão de medicamentos, muitas crianças experimentam produtos de uso domiciliar, como materiais de limpeza.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pede cuidado aos pais e responsáveis. “Os medicamentos têm cores, formas que se assemelham aos doces e isso é um risco potencial para a intoxicação infantil. O cuidado nesse momento de reclusão em casa é muito importante”.

Os acidentes com os pequenos, entre zero e quatro anos, são os que registram maior número de intoxicações infantis, representando 77% dos casos. O local mais frequente para a exposição ao produto tóxico é a própria residência em 90% dos casos, o que indica que os agentes causadores de intoxicação infantil ficam em locais acessíveis às crianças dentro de suas próprias casas. A contaminação ou exposição acidental representa 79% das intoxicações infantis notificadas.

Ambientes de convivência coletiva, como escolas ou creches merecem atenção especial dos cuidadores para que as crianças não tenham acesso a substâncias que possam vir a causar intoxicação.

PRODUTOS - Os medicamentos são os maiores causadores de intoxicações infantis, com frequência de 45,5% das notificações. A apresentação (tamanho, forma e cor) dos medicamentos associado ao acesso fácil que elas têm em sua residência (local onde mais ocorrem as intoxicações), corroboram para o grande número de ocorrências de intoxicação por medicamentos em crianças. Eles têm aspecto atrativo, muitos chegam a parecer com balas e doces, além de apresentarem um sabor agradável.

Em seguida, observamos os produtos de uso domiciliar causadores de 16% dos casos de intoxicação infantil. Da mesma forma, o acesso e a apresentação desses produtos são um convite a curiosidade infantil.

Alguns produtos de uso domiciliar são clandestinamente comercializados em garrafas PET, confundindo ainda mais o seu conteúdo, ficando muito parecido com sucos e refrigerantes.

Produtos químicos, raticidas, agrotóxicos, plantas tóxicas, cosméticos também aparecem como causadores de intoxicação.

PREVENÇÃO - A prevenção de intoxicações acidentais em crianças pode ser feita observando algumas medidas, como por exemplo:

  • Medicamentos, produtos de limpeza, raticidas, inseticidas, cosméticos e outros produtos perigosos que podem causar intoxicação devem ser guardados longe do alcance de crianças em armários trancados;
  • Nunca falar às crianças que medicamento é doce, faz crescer ou deixa forte;
  • Medicamentos devem ser ministrados somente com prescrição médica, na dose e horários corretos;
  • Guardar os alimentos separados dos produtos de limpeza;
  • Nunca reutilize embalagens para armazenar produtos perigosos como: garrafas de refrigerantes, potes, frascos vazios;
  • As embalagens de produtos perigosos nunca devem ser reutilizadas;
  • Não deixar cosméticos ao alcance das crianças;
  • Inseticidas e raticidas devem ser usados com muito cuidado, pois além de serem venenosos para os insetos e ratos, são também para os seres humanos;
  • Somente empresas credenciadas pela Vigilância Sanitária estão autorizadas a realizar desratização ou desinsetização;
  • Crianças devem ser sempre supervisionadas por adultos;
  • Manter as plantas tóxicas fora do alcance de crianças;
  • Orientar as crianças para não colocar plantas ou parte delas na boca, explicando o que isso pode causar;
  • Procurar identificar as plantas que possui em casa, na escola, em espaços utilizados por crianças, obtendo informações básicas sobre elas;
  • Em caso de acidente com qualquer produto ou agente tóxico, procurar imediatamente atendimento médico;
  • Se possível, levar foto, nome ou embalagem do produto ou agente tóxico causador de acidente;
  • É importante ter o contato do centro de informações toxicológicas de sua região em local visível e fácil.

A campanha de Prevenção ao Envenenamento Infantil ocorre anualmente próximo a data em que se comemora o dia das Crianças para sensibilizar pais, responsáveis, cuidadores e professores para esse fato.

Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná: 0800 410148.

Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações.