Sesa antecipa mais de R$1,2 milhão em medicamentos aos municípios do Litoral 13/01/2022 - 13:58

A Secretaria de Estado da Saúde antecipou R$1.297.553,03 em recursos aos municípios do Litoral durante essa semana. A entrega, que soma um total de 10.098.085 em medicamentos, ocorreu após a reunião dos prefeitos com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, no início da semana, devido ao aumento de casos de H3N2, maior contingente de pessoas na região e também das situações decorrentes das enchentes.

“A medida antecipatória tem como finalidade prestar auxílio neste período de grande demanda dos serviços de saúde. Escutamos com atenção os pedidos dos prefeitos e tomamos essa ação, em conjunto com o Consórcio Paraná Medicamentos, para aliviar a pressão sobre a Saúde no Litoral e tratar a população que apresente sintomas de H3N2”, avaliou o secretário.

Os medicamentos foram destinados a sete municípios que compõem a 1ª Regional de Saúde. São eles: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá. O secretário também reforçou que as ações de auxílio à região devem se intensificar a partir da próxima semana.

“Apenas com a Operação Verão, foram destinados mais de R$475 mil em remédios até o momento, além de 150 mil testes rápidos para Covid-19. Também estamos em tratativas junto às indústrias fornecedoras de medicamentos para expandir o abastecimento de todo o Litoral. Seguimos conversando com entidades representativas, médicos, enfermeiros, com a Associação Médica do Paraná e com o Consórcio de Saúde do Litoral para ajudar na escassez de recursos humanos nesses municípios”, destacou.

Além de ressaltar a importância da antecipação dos medicamentos, o secretário frisou a relevância de levar o combate contra a Influenza para fora dos postos de saúde.

“A conscientização da população é um ponto chave para a superação desse quadro. A secretaria irá aumentar o envio de vacinas e medicamentos aos municípios nas próximas semanas, mas também precisamos chamar a atenção das pessoas sobre a importância dos cuidados não farmacológicos, como higienização das mãos, uso de máscara, álcool em gel e, mais do que isso, aconselhar para a necessidade da vacinação” reforçou.