Sesa apresenta experiências da pandemia e projetos para investimentos com o Banco Mundial 24/05/2023 - 12:05

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou as experiências no enfrentamento da pandemia e algumas necessidades de ampliação de sistemas integrados de informação para auxiliar a gestão na tomada de decisões em momentos de crise, durante o encontro "Prioridades para um SUS mais resiliente", promovido pelo Banco Mundial nesta quarta-feira (24), em Brasília.

"A pandemia nos demonstrou a necessidade de informação precisa e integrada para a tomada de decisões em tempo adequado e de forma assertiva. Isso melhora a governança e a prestação de serviços ao cidadão", afirmou o diretor-executivo da Sesa, César Neves.

A Sesa também integra o projeto de inovação e modernização do setor público para prestação de serviços, pelo projeto Paraná Eficiente, que terá investimentos do Banco Mundial de U$ 7,36 milhões.

Os sistemas vão permitir a centralização e o acesso de dados de forma mais rápida e integrativa, permitindo um panorama mais real para a tomada de decisões da gestão em saúde. As áreas técnicas da secretaria já mapearam as demandas para a elaboração do termo de referência de aquisição do sistema.

No total, o aporte do Banco Mundial em projetos da saúde será de U$ 86,72 milhões para um prazo de execução de cinco anos, nas áreas de ampliação de leitos hospitalares, Unidades de Cuidados Multiprofissionais para atendimento de condições crônicas, sistema de gestão de ambulâncias e política digital.

"Temos vários projetos e agradecemos o Banco Mundial pela parceria e por acreditar no Paraná, sob orientação do governador Ratinho Junior, estamos com a missão de melhorar ainda mais a efetividade do sistema de saúde no Estado", enfatizou Neves.

A previsão para 2023, além do sistema de informação gerencial, é que o plano de ação seja para a transformação de dois Hospitais de Pequeno Porte (HPP) em Unidades de Cuidados Multiprofissionais (UCM), e do software de unificação virtual do Samu Mobile.