Sesa e SET/PR realizam a I Jornada de Imunologia Aplicada ao Transplante 16/08/2019 - 15:50

jornada
A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná através do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná - SET/PR iniciou hoje (16), a I Jornada de Imunologia Aplicada ao Transplante, no Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), em Curitiba.

O objetivo do evento é promover  discussões direcionadas ao aperfeiçoamento das condutas inerentes a área de transplantes e imunogenética, representando mais uma etapa no Programa de Educação Permanente do SET/PR e a ampliação da qualidade na prestação assistencial aos pacientes que aguardam um transplante. Durante os dois dias de realização, serão ministradas palestras e discussões envolvendo profissionais de diferentes estados, que sejam atuantes na área de transplantes e imunogenética.

“Estamos trocando conteúdo para atualização de protocolos e revisão de procedimentos para avançarmos cada vez mais na qualidade e na sobrevida dos nossos transplantes no Paraná, inclusive para demonstração do nosso desenvolvimento nesta área que nos proporcionou sermos uma referência. A realização desse evento em parceria com a Sesa viabiliza e possibilita que tenhamos um sistema estadual que faz a diferença, tudo isso graças a uma grande visão de gestão do nosso secretário de saúde e de sua assessoria” disse a coordenadora do SET/PR, Arlene Terezinha Garcia Badoch, que abriu o evento com o tema “A realidade da doação e do transplante no Estado do Paraná”.

A coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Daniela Ferreira Salomão Pontes, afirmou que esse evento tem um impacto positivo não só para o Paraná, mas em todo âmbito nacional: “o Paraná já há alguns anos vem se mostrando como exemplo de sucesso não só no quantitativo, mas também na gestão de processo e qualidade no que é feito, nós do Ministério da Saúde precisamos entender quais são os gargalos enfrentados pelos transplantados para que possamos fazer ações efetivas para ajudá-los. Esses eventos são fundamentais para que a ponta dialogue com quem gerencia o processo e assim corrija essas distorções e permita que mais pacientes sejam atendidos, e também que os hospitais tenham saúde financeira para fazer as ações necessárias de atendimento”, finalizou.

Além das coordenadoras do SET/PR e do SNT, também participaram da abertura, Cesar Neves, representando o secretário de saúde do Estado, Beto Preto, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná e Thyago Proença de Moraes, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Paraná.

O evento também contará com participações internacionais, como do coordenador do Instituto Nacional de Hablacion y Trasplante, Gustavo Alberto Melgarejo Benítez.

Ao todo, mais de 200 profissionais das áreas em destaque estão participando do evento.