Sesa e Seti discutem ações de enfrentamento à Covid-19 26/08/2020 - 18:53

O trabalho de profissionais e estudantes no enfrentamento à Covid-19 em diversos órgãos no Estado é resultado de uma série de parcerias entre a Secretaria de Estado da Saúde e outras instituições. Uma dessas parcerias foi celebrada com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e Itaipu Binacional e viabiliza a atuação de 1.200 bolsistas que são supervisionados por professores das universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná.

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, afirmou que o trabalho conjunto é um ganho não só para este momento. “As parcerias são excelentes e nos trazem muitos ganhos. O secretário Beto Preto também é um entusiasta da atuação dos estudantes e profissionais como bolsistas no apoio para o combate ao novo coronavírus.”

Werner Junior destacou ainda que o trabalho conjunto trouxe ganhos na operacionalização de serviços como a Telemedicina, plataforma que está em atividade desde março. “Agradecemos e contamos com a Seti, para estender as atividades parcerias e também para futuras parcerias.”

O superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, disse que as atividades são de extrema relevância e sucesso. “A telemedicina é um dos exemplos, mas contamos também com os bolsistas atuando, por exemplo, nas divisas do Estado e em Hospitais, como o Complexo Hospitalar do Trabalhador.”

“As atividades que envolvem os bolsistas são importantes e relevantes porque os bolsistas da área de saúde, sejam profissionais ou estudantes, tem a oportunidade de contribuir neste momento de pandemia e somar com os profissionais do Estado que estão atuando na linha de frente em relação à Covid-19”, finalizou Bona.

A quantidade de atendimentos por telemedicina já ultrapassou 20 mil atendimentos, 8 mil consultas e 5 mil acolhimentos psicológicos desde março.

Até agosto o projeto teve investimentos de R$ 14,5 milhões para pagamento das bolsas e viabilidade das atividades.