Sesa oficializa repasse de emendas parlamentares para Hospital do Câncer de Guarapuava 09/03/2020 - 14:20

Hospital Guarapuava
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu nesta segunda-feira (9), deputados federais que destinaram emendas para a construção do Centro Oncológico Hospital São Vicente de Paulo (Hospital do Câncer), em Guarapuava. 

“A união que vemos aqui representa o avanço que é a visão do nosso governo estadual. Atuamos juntos pelo bem da saúde do cidadão, independente da questão partidária, estamos unidos em prol da construção desta unidade de média e alta complexidade voltado ao tratamento de câncer”, disse Beto Preto.

Os mais de R$ 15 milhões foram repassados para a gestão do hospital. São emendas dos deputados federais Toninho Wandescheer, Rubens Bueno, Fernando Giacobo, Sérgio Souza, e dos ex-deputados Osmar Bertoldi e Hidekazu Takayama.

Cerca de R$ 10 milhões para custeio de procedimentos e atendimentos de média e alta complexidade e o restante é destinado à obra da unidade oncológica.

O Líder da Bancada do Paraná na Câmara Federal, deputado Toninho Wandscheer, acredita que a gestão estadual está em um novo momento. “Estamos num momento histórico na gestão paranaense. Quero deixar claro o quanto atuamos em parceria com os nossos colegas deputados, independente de partido, com o governador Ratinho Júnior e o secretário Beto Preto. Essa reunião aqui é um exemplo do que tem acontecido nos últimos meses. E quem se beneficia é a população. Pensamos e atuamos pelo bem comum”.
 
Hospital do Câncer – O provedor do hospital, Huberto José Limberger, argumenta que a ação conjunta dos parlamentares à Sesa faz a diferença para o resultado ser bem-sucedido. “A força política vestiu a camisa comunitária e atuou junto para a realização desta obra, que importante e necessária”, comenta.

“É um grande salto para a melhoria da saúde de toda a região de todo o Paraná e certamente do sul do país. É uma unidade hospitalar que se tornará referência para o Brasil pelo carácter acadêmico e de pesquisa científica que tem. Atuamos com pesquisa para a cura do câncer, no genoma humano, de animais e vegetais”, avalia Limberger.

O Centro Oncológico Hospital São Vicente de Paulo (HSV) está em obra desde janeiro de 2019. Com a construção finalizada, prevista para 2021, serão 90 leitos no total, sendo 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez para cuidados paliativos. Além de área de ensino com residência médica e pesquisa. A primeira etapa das obras está pronta e será entregue em abril, é a área de quimioterapia que iniciará os atendimentos para os pacientes oncológicos.

O Hospital São Vicente de Paulo é uma unidade centenária da região central do Estado. Desde a fundação, em 1913, até os dias de hoje, os serviços foram ampliados e aprimorados. Hoje o hospital é uma instituição filantrópica, com atendimentos que supera os 70% dos via Sistema Único de Saúde (Sus) e cobertura numa população estimada em 500 mil pessoas, em 20 municípios. É um hospital geral que atende quatro tipos de alta complexidade: cardiologia, neurologia, oncologia e gestação de alto risco. A unidade dois será um câncer center, voltado para o tratamento e cuidado de pacientes com câncer.

Presenças – Participaram da reunião, ligados ao HSV: o presidente da Comissão Gestora, Odacir Antonelli e o conselheiro fiscal, Denilson Baitala; além dos deputados federal Toninho Wandscheer, Sérgio Souza, e os ex-deputados federais Hidekazu Takayama e Osmar Bertoldi; e os deputados estaduais Ademar Traiano, Plauto Miró; representantes dos deputados estaduais Artagão Júnior, Cristina Silvestri, Estacho, e da deputada federal Leandre Dal Ponte.

GALERIA DE IMAGENS