Sesa oportuniza capacitação em epidemiologia de campo para profissionais da 15ª Regional de Saúde de Maringá 24/09/2025 - 12:39
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) está oportunizando, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), uma importante capacitação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS Fundamental (EpiSUS-Fundamental). Participam da 2ª turma os profissionais dos municípios de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá, que serão multiplicadores do conhecimento.
“A capacitação continuada, bem como a atualização dos nossos profissionais de saúde são compromissos importantes que o Governo do Estado e a Sesa apoiam de forma incondicional, ainda mais em um tema tão relevante quanto este que envolve a saúde coletiva”, destacou o secretário de Estado da Saúde Beto Preto. “Essa descentralização do curso, também permite levar o conhecimento, a atualização para todas as regiões do Estado”, acrescentou.
O primeiro treinamento aconteceu em 2024 e formou 25 alunos que já atuam na vigilância em saúde da 15ª RS, nos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalares, em várias secretarias municipais de saúde na área da 15ª Regional de Saúde.
A etapa deste ano iniciou no mês de setembro e segue até dezembro, completando 12 semanas. O curso conta com a presença de instrutores do Ministério da Saúde e da 15ª Regional de Saúde e de tutores da regional e do estado do Pará.
Esta é a primeira iniciativa de descentralização do programa para uma Regional de Saúde no Estado do Paraná e há programação para a abertura de mais uma turma com previsão para iniciar a capacitação no mês de março de 2026.
Epidemiologia de Campo - A epidemiologia de campo é utilizada na proteção da saúde coletiva. É uma área da saúde pública que aplica métodos e práticas para investigar, monitorar e responder problemas de saúde, como surtos, epidemias e emergências de saúde pública. Por isso, é considerada essencial para a vigilância em saúde, pois permite a detecção precoce de eventos, promove a investigação das causas e ainda a implementação de medidas de prevenção e controle, bem como a avaliação de políticas públicas.
A iniciativa reforça a estratégia da Sesa em garantir a descentralização das ações de capacitação, ampliando a qualificação dos profissionais de saúde em todas as regiões do Paraná. Com isso, busca-se fortalecer de forma homogênea a vigilância em saúde no território paranaense, assegurando que a regional conte com equipes preparadas para atuar de maneira ágil e eficaz diante de emergências em saúde pública.