Sesa participa da abertura do I Fórum Digital de Trânsito 18/09/2020 - 15:11

A Secretaria da Saúde do Paraná participou hoje (18) da abertura da Semana Nacional do Trânsito 2020, que seguirá com a realização do I Fórum Digital de Trânsito promovido pelo Detran Paraná.

O evento, que acontece de 21 a 25 de setembro, vai abordar temas relacionados à mobilidade, comportamento, educação, fiscalização e tecnologia. A frase “No trânsito, todos fazemos parte do grupo de risco” vai direcionar os debates e discussões.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, destacou que mesmo diante do enfrentamento da pandemia da Covid-19, o trânsito segue como uma das grandes preocupações da Secretaria Estadual. “A situação da morbimortalidade no trânsito é motivo de atenção pois representa internações e demandas de atendimento hospitalar em na rede estadual de saúde e principalmente a perda de vidas, por isso a Sesa prioriza o investimento na prevenção ”.

Conforme a diretora, o Paraná é o estado com o maior número de municípios participantes do Programa Vida no Trânsito, iniciativa intersetorial coordenada pela Sesa e Detran. “Tivemos neste ano, por meio do decreto 4630/2020 do governador Ratinho Junior, a ampliação da comissão que atua no PVT, com a incorporação do Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Estadual de Trânsito, como membros do colegiado”, explicou Maria Goretti.

O Programa Vida no Trânsito foi instituído no Paraná com o objetivo de promover ações e intervenções efetivas de segurança e hoje conta com a adesão de 12 municípios paranaenses: Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Toledo.

“Estamos em tratativas avançadas com o município de Araucária, que brevemente deverá oficializar a entrada no programa e assim abrangeremos cerca de 50% da população do estado”, complementou a diretora.

O Plano Estadual de Saúde 2020/2023 prevê a adesão de mais 8 municípios no PVT.

O diretor-geral do Dentran/PR, Wagner Mesquita, disse na abertura do evento que  além da programação do I Fórum Digital de Trânsito, o Paraná desenvolverá ações educativas e orientativas sobre os cuidados e atenção no trânsito em todas as regiões. “A meta é a manutenção e a valorização da vida”, disse o diretor.

Presenças – Também participaram da abertura online: a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella; o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente-coronel Mário Henrique do Carmo; o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Guilherme Rangel; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel prestes; o subcomandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Antonio de Morais, e o comandante da Polícia Rodoviária Federal, Ismael de Oliveira.