Sesa promoverá evento sobre infecção pelo coronavírus e Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças e adolescentes 16/10/2020 - 17:48

A Secretaria da Saúde do Paraná realiza na segunda-feira, dia 19, evento virtual para debater a infecção pelo coronavírus (SARS-Cov-2) e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) em crianças e adolescentes. A live será das 13h às 17h e é dirigida a profissionais da saúde que atuam na Vigilância Epidemiológica e em hospitais da rede pública e privada.

O Paraná apresenta até o momento 15 casos notificados da SIM-P, doença considerada rara e que pode estar associada ao coronavírus; 13 foram confirmados, com 3 óbitos. Entre os casos notificados, 2 seguem em investigação. Em relação à Covid-19, o estado registra 18 óbitos na faixa etária de zero a 19 anos.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que fará a abertura do encontro, disse que o monitoramento da doença acontece em todo o estado. “O momento exige  atenção redobrada e o objetivo do encontro é alertar todos os profissionais da rede para a identificação precoce das doenças respiratórias, alinhamento de ações e protocolos de manejo clínico. Os profissionais devem estar alertas para o rápido reconhecimento dos possíveis casos e acionamento dos serviços de cuidados necessários”, disse Beto Preto.

Síndrome - Os sintomas da SIM-P podem aparecer até quatro semanas após a exposição ao coronavírus em crianças e adolescentes de zero a 19 anos e são: febre persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, manifestações gastrointestinal (vômito e diarreia) e elevados marcadores inflamatórios, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

Os serviços de Vigilância em saúde já estão orientados para a notificação dos possíveis casos da síndrome no público indicado, principalmente no caso da confirmação anterior da Covid-19 em exame laboratorial.

O alerta sobre a SIM-P à comunidade de profissionais de Saúde é da Organização Pan-Americana de Saúde,  Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Programação – A programação do evento apresenta como temas: Características epidemiológicas das crianças e adolescentes diagnosticadas com Covid-19 e SIM-P no Paraná; os aspectos da infecção por SARS-Cov-2 e da SIM-P e a importância e detalhamento da notificação de casos.