Sesa realizou mais de 4  milhões de atendimentos à pessoas com deficiência no último ano 03/12/2020 - 08:47

3 de dezembro foi instituído como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de  promover ações voltadas às pessoas com deficiências, destacando, principalmente a mobilização  da comunidade para a importância da inserção das pessoas com deficiência em diferentes áreas da vida.

No Paraná, segundo dados do IBGE são aproximadamente 2,2 milhões de pessoas com deficiências. No último ano a Sesa realizou 4.170.812 milhões de atendimentos a esta população em todas as regiões do estado.

O Plano Estadual de Saúde 2020/2023 (PES) organizou os serviços e atendimentos na área que foram nomeados como Linha de Cuidado de Saúde da Pessoa com Deficiência.

“A Sesa tem um olhar especial de cuidado integral às pessoas com todos os tipos de deficiências, sejam elas temporárias ou permanentes; progressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas e a porta de entrada para este cuidado é a Unidade Básica de Saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Na UBS, o usuário é avaliado e de acordo com as suas necessidades pode ser direcionado para um dos serviços especializados em reabilitação.  Entre outras ações, os serviços serviços realizam a dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, atendimento multidisciplinar e encaminhamentos para procedimentos de alta complexidade”, explica a chefe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, da Sesa, Aline Jarschel de Oliveira.

APAES – A Sesa mantém  o apoio técnico e financeiro a 262 serviços que atendem pessoas com deficiências em todas as regiões do estado, distribuídos entre as 22 Regionais de Saúde do Paraná. São escolas, centros de reabilitação e principalmente Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES). Mensalmente são repassados recursos que totalizam R$ 3,8 milhões às instituições.