Sesa reforça compromisso com saúde mental infantil em simpósio que reuniu especialistas em Curitiba 28/08/2025 - 17:24
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) foi protagonista nesta quinta-feira (28) do VII Simpósio de Saúde Mental da Criança e do Educador, realizado durante a XVI Jornada Paranaense de Psiquiatria, no Canal da Música, em Curitiba. O encontro reuniu especialistas da psiquiatria e de áreas afins para debater os principais desafios e avanços no cuidado à saúde mental de crianças e adolescentes.
Os debates abordaram temas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, transtornos de humor, ansiedade, bullying e recusa escolar, ampliando a troca de experiências e o entendimento sobre os impactos da saúde mental na infância e adolescência.
“Reafirmamos o compromisso da Sesa em apoiar iniciativas que fortalecem a formação dos profissionais e a construção de políticas públicas voltadas às nossas crianças e adolescentes. Com informação, integração e responsabilidade, conseguimos oferecer melhores condições de vida e de futuro para as novas gerações”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Além dos debates, o simpósio promoveu cinco cursos voltados a médicos em áreas como psiquiatria da infância e adolescência, psiquiatria forense, psiquiatria intervencionista, psicoterapia e psicogeriatria.
“Se não cuidarmos das emoções, ansiedades e angústias desde cedo, a sociedade adoece. Este evento reúne os melhores especialistas do Brasil para compartilhar conhecimento com nossos educadores e profissionais de saúde”, ressaltou o presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq), dr. Júlio Dutra.
AVANÇOS DO PARANÁ NO CUIDADO AO TEA – O simpósio também destacou a atuação do Paraná na área do autismo. Atualmente, a Sesa mantém 323 pontos de atenção especializados no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, incluindo o TEA. Essas unidades oferecem diagnóstico, acompanhamento e estimulação precoce, além de ações de sensibilização e informação à população.
A Secretaria ainda promove educação permanente de profissionais e gestores do SUS, qualificando a rede de cuidados para garantir um atendimento oportuno, integral e humanizado às crianças com sinais de autismo e às suas famílias.