Sesa reúne 160 profissionais para fortalecer a gestão do trabalho e educação na saúde 24/10/2025 - 18:32
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) promoveu nos dias 22 e 23 de outubro a I Oficina Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (GTES). O evento reuniu 160 profissionais, incluindo diretores e técnicos das 22 Regionais de Saúde, membros de diversas diretorias da Sesa e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
O principal objetivo da oficina foi orientar o planejamento das ações da gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito das regiões de saúde do Paraná e faz parte da implementação do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PEGTES) 2024-2027.
A oficina serviu como um espaço de alinhamento metodológico, importante para a qualificação da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. A programação contou com a participação de especialistas de nível nacional e estadual.
“A oficina é um alinhamento importante previsto pelo Plano Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e permite a integração entre as equipes com foco na melhora do atendimento ao cidadão paranaense”, comentou o secretario de estado da Saúde, Beto Preto.
No primeiro dia, o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/SGTES-MS), Fabiano Ribeiro dos Santos, abordou os "desafios e perspectivas" da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Em seguida, Haroldo Pontes, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CTGTES/CONASS), discutiu os "fundamentos e estratégias para o fortalecimento do SUS". As perspectivas da gestão estadual foram apresentadas por Cynthia Endo e Solange Rothbarth Bara, da Sesa. O dia seguinte foi dedicado à apresentação do PEGTES 2024-2027 por Sandra Busnello, da Diretoria Geral da Sesa.
“Esses são temas extremamente importantes para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, com o investimento da Sesa e dos municípios no trabalho e nos trabalhadores do SUS no Paraná”, reforçou a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
Para a diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná, Solange Rothbarth Bara, a oficina foi um momento importante para encontros e reflexões. “Tivemos a oportunidade de conversar e refletir mais sobre os desafios que se apresentam para estas duas áreas tão importantes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde que são a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”, disse Solange.
Um dos momentos mais importantes do evento foi a apresentação e validação da cartilha orientativa para a programação das ações de GTES. Os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para discutir e propor melhorias nas dimensões conceitual, técnica, metodológica e operacional do material.
A participação de representantes das 22 Regionais de Saúde, juntamente com o COSEMS/PR, reforça a importância da governança regional e da Educação Permanente em Saúde (EPS), como eixos estruturantes para a política de saúde no Paraná. A articulação entre estado e municípios é fundamental para garantir que os recursos e as ações de GTES sejam aplicados de forma estratégica, atendendo às necessidades específicas de cada região, conforme previsto na Deliberação nº 095/2024 da CIB-PR.



