Sete municípios em epidemia reforçam o alerta para a dengue 21/11/2019 - 08:20

destaquedengue
A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) divulga hoje (19) o Boletim Epidemiológico semanal que monitora os casos de dengue no estado: são 205 novos casos confirmados.

O total de casos aumenta de 1.029 para 1.234 e as notificações passam de 10 mil em todo o Paraná.

“São números preocupantes e o Governo do Estado segue reforçando a orientação para que toda a população verifique e elimine os possíveis locais de formação de focos do mosquito transmissor da dengue: o “Aedes Aegypti” se prolifera em locais que acumulam água parada; os focos estão nos quintais das residências, nos pratos de plantas, ralos, pneus, garrafas, lixeiras, lajes, sucatas e restos de materiais de construção, entre outros. Estamos com uma campanha de conscientização nos veículos de comunicação e redes sociais de todo o estado alertando sobre o perigo da dengue e destacando as medidas de combate”, afirmou o secretário Beto Preto.

O boletim epidemiológico aponta que 898 casos são autóctones, o que significa que as pessoas foram infectadas nas cidades de residência.

O município de Santa Isabel do Ivaí, em situação de epidemia, confirmou nesta semana 93 novos casos, e o de Inajá, 66. “A situação de epidemia é definida quando o município registra, proporcionalmente, 300 ou mais casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica o técnico Ronaldo Trevisan, da Divisão de Vigilância Ambiental da SESA.

Também estão em epidemia: Nova Cantu, Quinta do Sol, Ângulo, Floraí, Uniflor.

Chikungunya - O informe da SESA confirma também um novo caso de chikungunya registrado em Curitiba. A doença também é transmitida pelo “Aedes Aegypti”.

Agora são 5 casos de chikungunya neste período de monitoramento, com início em 28 de julho. Os outros registros foram em Araucária, Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo. Todos os casos são importados, ou seja, as pessoas contraíram a doença fora do local de residência.

As medidas preventivas de combate à dengue também valem para a chikungunya.

Sintomas - Os principais sintomas da dengue são febre alta, com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, perda de paladar e de apetite, náuseas e vômitos, cansaço e erupções e manchas avermelhadas pelo corpo.

Na chikungunya, os sintomas são semelhantes, mas persistem por mais tempo.