Simpósio de segurança do paciente reúne mais de 300 profissionais no Norte Pioneiro 12/09/2025 - 16:12
O 1º Simpósio de Segurança do Paciente, promovido pela a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reuniu mais de 300 profissionais e estudantes da área para debater práticas que garantem a qualidade e proteção do paciente dentro dos hospitais. O evento ocorreu nesta sexta-feira (12) através do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), em parceria com o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), em Santo Antônio da Platina.
Especialistas convidados apresentaram experiências e estratégias que fortalecem a cultura de segurança no sistema de saúde. Entre os exemplos, estiveram trabalhos desenvolvidos no HRNP, Instituto do Rim do Norte Pioneiro, HNSS, UBS Santa Terezinha e Santa Casa de Jacarezinho.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, lembra que o evento é parte importante da estratégia da Sesa de compromisso com a qualificação dos serviços. "A segurança do paciente é um compromisso coletivo com a qualidade do cuidado em saúde. Reforçamos a importância de práticas baseadas em evidências, cultura justa, notificação de incidentes e gestão de riscos como pilares essenciais para prevenir danos e promover uma assistência segura e centrada no paciente”, disse.
A cultura de segurança exige gestão de riscos, treinamento contínuo e um ambiente que incentive o relato de incidentes sem punição, lembra a enfermeira da qualidade do HRNP, Lucivane Gouveia. “Também é fundamental valorizar a humanização, a empatia e o vínculo com o paciente. Isso faz toda a diferença na assistência”, ressaltou.
Dia mundial - Celebrado em 17 de setembro, o dia mundial da segurança do paciente chama a atenção para a importância de adotar práticas seguras em todos os níveis de atenção à saúde. A data é instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e busca conscientizar profissionais, gestores e a população sobre medidas que reduzem riscos e previnem incidentes.
Presentes - Participaram da mesa de abertura: a diretora do HRNP, Márcia Cristina Altvater Villas Boas, a secretária municipal de saúde, Adriana Cristina Mendes de Almeida; o diretor da 19ª Regional de Saúde do Paraná, João Luccas Thabet Venturine; a coordenadora estadual do Programa de Segurança do Paciente, Ana Lidia Lagner, o diretor-geral do Hospital Nossa Senhora da Saúde, José Roberto Mota de Barros; Heverson Yoshio Takasaki (HNSS); a diretora de enfermagem do HRNP, Luana Cristina de Souza; e a gerente de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde, Ana Rita Valério de Oliveira.