Técnicos da saúde participam de curso sobre codificação de causa básica de óbito 28/08/2019 - 10:30

DOcursocodificacao
Equipes de funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba participam de treinamento sobre o preenchimento adequado da declaração de óbito. O curso acontece entre 26 a 30 de agosto na Escola de Saúde Pública do Paraná, em Curitiba.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr, o registro correto da causa morte é importante porque norteia as políticas públicas. “As estatísticas de mortalidade têm importante papel no direcionamento das ações de saúde. Sabe-se que a qualidade desses dados depende de uma cadeia de informações, desde o preenchimento da declaração de óbito até a análise pelo gestor, passando pela codificação da causa básica do óbito”, esclarece a coordenadora.

O curso tem como objetivo o aprimoramento a qualidade das informações sobre a mortalidade. Participam profissionais de todo o Estado. Além deste treinamento, a Sesa elabora estratégias em diferentes âmbitos de atuação como parcerias com o Conselho Regional de Medicina e comissões de óbitos hospitalares.