Treinamento de servidores da Sesa visa maior eficiência para gerir orçamento da saúde 14/08/2019 - 18:40

Capacitação
Servidores das 22 Regionais de Saúde participam de dois dias de treinamento sobre processos administrativos no auditório da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), em Curitiba. O público total é de 150 servidores, divididos em duas turmas. No primeiro dia, nesta quarta-feira (14), o público foi de funcionários das regionais e hemonúcleos, já na quinta-feira (15), os servidores ligados aos recursos financeiros de hospitais, laboratórios e setores de apoio.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da responsabilidade em relação aos recursos. “Nossa preocupação é imensa e ampla, mas especialmente em dois focos: primeiro é atender e manter as unidades em todo o Estado em pleno funcionamento e segundo é fazer isso com a maior eficiência de recursos financeiros, respeitando as leis”, frisou.

Na programação são abordados temas referentes às compras, como: processos de licitação, termo de referência, contratos, administração de veículos, atendimento à ordem judicial, gestão de documentos e orçamentos.

Anelise Vosgerau, que atua na 9ª Regional, em Foz do Iguaçu, destacou que a participação de pessoas de todo o Estado é relevante porque é possível perceber as questões comuns e as questões específicas de cada região do Paraná. “Percebemos muitas questões semelhantes de outras regiões. Mas para Foz do Iguaçu nós temos a necessidade de um olhar diferenciado, porque a nossa população é uma população flutuante, estamos em região de fronteira então temos alguns problemas bastante típicos e estando aqui com os diretores das áreas é mais rápido e direto sanar as dúvidas”.

Anelise afirmou ainda que a responsabilidade com os processos é de suma importância. “O encontro foi um momento bastante esclarecedor e buscamos sempre melhorar o trabalho em busca da transparência, respeito à população e atuando de acordo com a lei porque estamos administrando dinheiro público”.

Capacitação – O diretor administrativo da Sesa, Carlos Batista Soares, indicou que o treinamento é uma possibilidade de atualização das informações com profissionais de todo o Estado. “Com este evento nós iniciamos o processo de capacitação, informação e transmissão de conhecimento para as equipes das unidades buscando primeiro a qualidade do serviço e que a relação custo, benefício, eficiência e eficácia seja buscada permanentemente com relação à prestação de serviços e a reposição de insumos nas unidades da Sesa”.

A essência do treinamento é atualizar as informações para dar maior eficiência na gestão financeira na saúde. Soares exemplificou que em diversas situações é possível reduzir o custo com poucas ações mantendo a qualidade dos serviços. “Precisamos verificar e adequar o que estamos gastando e isso depende de todos os servidores da Sesa. Essa preocupação vai desde a aquisição de lanches para os doadores de sangue até a aquisição de veículos ou de equipamentos de alto custo.”

O secretário Beto Preto exaltou a participação e o trabalho dos servidores. “Quero agradecer a todos que estão aqui, deslocados de seus locais de trabalho, e lembrar que dependemos de vocês todos para entregar mais serviços, com maior qualidade, mais agilidade e menor custos para os nossos paranaenses”, finalizou.

Cada uma das 22 Regionais enviou ao menos dois servidores para o treinamento. São funcionários que compõem as equipes administrativas responsáveis pelas compras, aquisição de serviços e gerenciamento de contratos.

Valorização – Eulália Risse, promotora de Saúde da Regional de Paranavaí, explicou que a iniciativa valoriza o trabalho de quem está nos municípios. “Eu fiquei bastante satisfeita e agradeço ao secretário Beto e ao diretor administrativo Carlos pela iniciativa. Porque esses encontros auxiliam na integração entre os funcionários das regionais, que estão na ponta, e também com o pessoal aqui da Sesa. Além disso, valoriza o servidor e responsabiliza os envolvidos com a gestão do dinheiro público”.

“Avançar no aprimoramento dos processos, inovar de forma que sejam cumpridos principalmente os princípios da transparência, da economicidade e da qualidade do serviço. Essa é a nossa procura permanente”, concluiu o diretor Carlos Soares.

Na quinta-feira (15), os servidores de hospitais, laboratórios e setores de apoio participam do evento que acontece no auditório da Sesa entre as 8h e 17h.