Umuarama recebe pacote de investimentos de mais de R$ 9 milhões em recursos de saúde 13/01/2023 - 11:35

O município de Umuarama irá receber R$ 9,4 milhões em investimentos para a saúde. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (13) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e contempla obras de ampliação, reforma e construção de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), no valor de R$ 2,5 milhões, além de incentivo financeiro para 24 prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde no município, num total de R$ 3,4 milhões. Ainda, o secretário anunciou o repasse de outros R$ 2,2 milhões em equipamentos para a Associação Beneficente São Francisco de Assis (Cemil) e mais 1,3 milhões em veículos.

"Nosso compromisso é elevar não somente a capacidade de atendimento de todos os municípios do Paraná, mas a qualidade dos serviços. O governador Ratinho Junior tem  realizado um incessante trabalho pelo fortalecimento da regionalização da saúde e é nesse sentido que estamos aqui realizando estes repasses", destacou o secretário.

O prefeito do município, Hermes Pimentel, reforçou o papel do Governo do Estado na assistência prestada à população.

"Esse é um dia especial para Umuarama, que recebe recursos para expandir a qualidade de vida de todos os nossos munícipes. Isso somente é possível pelo diálogo constante que temos com a Secretaria de Estado da Saúde, que está sempre de portas abertas para nos atender", reforçou

Para o incentivo financeiro aos prestadores de serviços, os recursos são provenientes da resolução Sesa nº 875/2022 e tem como finalidade manter as unidades em funcionamento pleno.

"A Tabela SUS está defasada há pelo menos 14 anos. Por isso, o Governo do Estado,  protocolou, em parcela única, o pagamento daquilo que chamamos de contribuição do socorro, para garantir que os prestadores não fiquem desassistidos e possam manter suas portas abertas.", completou o secretário.

EQUIPAMENTOS - Outra grande aporte anunciado se deu pelo repasse de R$ 2,2 milhões para a aquisição de 21 novos equipamentos pela Associação Beneficente São Francisco de Assis, o Cemil. Entre os aparelhos anunciados, estão um arco cirúrgico, gerador de laser, mesa cirúrgica elétrica e equipamentos anestésicos.

"O Cemil desempenha um grande papel para a região de Umuarama, ofertando desde internação até residência médica. Estes recursos irão contribuir para renovar a qualidade do atendimento na unidade, que já é conhecida por sua excelência", finalizou o secretário.

VEÍCULOS - O pacote de investimentos também incluiu a aquisição de oito novas ambulâncias para reforçar a frota da secretaria de saúde do município, somando mais R$ 1,3 milhão em recursos.