Vacinação é tema de videoconferência entre as Regionais de Saúde do Estado 06/07/2020 - 16:41

A Sesa promoveu nesta segunda-feira (6) uma videoconferência com a participação das 22 Regionais de Saúde para reforçar a importância das ações de vacinação junto a todos os municípios do estado.

Recentemente a Secretaria da Saúde do Paraná enviou ofício para todas as regionais apresentando a cobertura vacinal registrada até o momento no estado e destacando a necessidade de se atingir a meta de 90% em todas as vacinas do calendário nacional e também das atuais campanhas de vacinação.

“Reiteramos que a imunização é a melhor forma de proteção; temos 19 tipos de vacinas ofertadas na rede estadual e à disposição das várias faixas etárias. Muitas doenças podem ser evitadas com a vacinação”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Até o momento a campanha de vacinação contra a Influenza registra 87% de cobertura vacinal no Paraná. “A campanha já foi encerrada, mas os municípios que ainda têm saldo de doses e ainda não atingiram a meta, devem manter a vacinação para toda a população, promovendo ações estratégicas em locais amplos e arejados, sempre evitando a formação de filas”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde Maria Goretti David Lopes.

No início da campanha de vacinação contra a influenza, em março, o Governo do Estado distribuiu cerca de 4 milhões de doses entre as 399 cidades paranaenses.

Outras vacinas – A campanha vacinação contra o sarampo também segue em todo o Estado, até o dia 31 de agosto. Neste momento, devem receber a dose, prioritariamente, adultos de 20 a 49 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A Sesa reforçou, junto aos coordenadores de imunização de todas as regionais, sobre importância da vacinação dos idosos, principalmente, dos que vivem em Instituições de Longa Permanência (asilos). “Além da vacinação, salientamos a necessidade do devido registro da aplicação das doses contra a influenza e a Pneumo 23 para monitoramento e prevenção de outras doenças respiratória”, destaca a chefe da Divisão de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia.