Cuidando de quem cuida
ASSÉDIO E SAÚDE MENTAL
Considerando a importância de preservar a saúde mental do servidor e minimizar o estresse vivenciado no cotidiano do trabalho, o setor NRHS/DSOS (Núcleo de Recursos Humanos Setorial/ Divisão de Saúde Ocupacional do Servidor), tem como objetivo realizar ações para promover o bem estar e qualidade de vida, atuando amplamente na proteção dos campos emocionais e psíquicos. Dentre as atividades desenvolvidas pelo setor, enfatizamos o desenvolvimento de ações e estratégias de conscientização e de enfrentamento ao assédio moral e sexual que urge ser abordado para contínuas ações construtivas de prevenção dentro das instituições de trabalho.
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42% dos trabalhadores brasileiros já sofreram assédio moral no trabalho, direta ou indiretamente, tendo como resultado alguns sintomas como baixa autoestima , depressão, entre outros.
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Como a DSOS junto a CGE (Controladoria Geral do Estado do Paraná) podem fazer diferença em relação às ações de prevenção e mudar a cultura de assédio? Atuando na construção de estratégias e ações preventivas, como escuta ativa, orientações psicossociais e encaminhamentos para psicoterapia e tratamento quando necessário.
Conforme cita a cartilha de “Combate ao assédio moral”, publicada pela CGE, o assédio moral é uma conduta repetitiva e prolongada, que expõe a pessoa ao constrangimento e humilhação. De modo geral, o assédio se apresenta através de acusações, insultos, gritos, humilhações públicas, propagação de boatos, fofocas e exclusão social.
Já o assédio sexual no ambiente de trabalho, consiste em constranger o colega, a fim de obter vantagem sexual. Pode ou não envolver contato físico, explícito ou sutil, expresso por palavras diretas, mensagens, gestos ou insinuações. Pode também incluir coação e chantagem, manifestando-se contra a vontade da vítima e violando sua liberdade sexual.
Diante de tais situações, disponibilizamos os canais para a comunicação com a CGE e SESA, para denúncia de casos de assédio.
Maiores informações e detalhamentos sobre o tema
Cartilhas:
Canais de Atendimento CGE
- WHATSAPP DA OUVIDORIA: (41) 3883-4014
- EMAIL DA OUVIDORIA: ouvidoria@cge.pr.gov.br
- TELEFONE DA OUVIDORIA: 0800 041 1113
- ATENDIMENTO PELO SITE
Canais de Atendimento Secretaria de Estado da Saúde
- TELEFONE OUVIDORIA: 0800 644 4414
- WHATSAPP: (41) 3330-4414