Controle de infeccção hospitalar

 
O que é

É qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.O assunto “Infecção Hospitalar”, torna-se objeto de ações governamentais com a publicação das Portarias de Nº 196/83, 930/92 e 2.616/98 do Ministério da Saúde (MS) que normatizam e regulamentam medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar. A  Portaria do M.S nº 196, de 24 de junho de 1983, instituiu a implantação de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais do país, independentemente de sua natureza jurídica. Com a morte do então Presidente Tancredo Neves em 1985 por infecção hospitalar, o tema adquire maior visibilidade.
A Lei Federal 9.431, de 06 de janeiro de 1997, torna obrigatória a manutenção de um programa de controle de infecções hospitalares  pelos hospitais do País e a Portaria 2616/98 expediu em forma de anexos, diretrizes e normas para a prevenção e o controle de Infecções Hospitalares.
Em 2000, no Paraná , em consonância com o Ministério da Saúde, foi publicada a Resolução Estadual 304/00 que instituiu a Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde,  que tem por objetivo geral fomentar a criação e organização das Comissões Regionais e Municipais   em consonância com a Política Nacional de Controle de Infecção,  bem como propor ações que visem a prevenção e a redução da incidência e gravidade das infecções.  Atualmente no Estado temos  10 Creciss (Comissões Regionais), formalmente constituídas e 04 CMUCISS (Comissões Municipais ).

Em 09/03/2007 foi realizada nova eleição da presidência da Ceciss (Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde) ,quando tornou-se presidente a Dra Heloísa Ihle Garcia Giamberardino.

 
Sistema Sonih

O Paraná em 2009 foi o primeiro Estado a implantar um Sistema "Online" de  Notificação de Controle de Infecção Hospitalar (Sonih), afim de propiciar maior facilidade e agilidade no envio das fichas de notificação de infecção hospitalar e análise dos dados pelos Hospitais e pelo Departamento de Vigilância Sanitária.O Sonih também representa uma ferramenta extremamente útil aos hospitais notificantes ao calcular os dados de forma automática e possibilitar a criação de um banco de dados próprio para cada CCIH dos hospitais paranaenses.Portanto, o sistema Sonih, além de ser pioneiro no Paraná, é também no Brasil, pois,o uso da plataforma "web" permite que os dados tabulados automaticamente sejam analisados em "tempo real".

 
Denúncias

Os mecanismos formais para receber denúncias de consumidores acerca da qualidade dos hospitais, incluindo infecções hospitalares:

Ouvidoria Sesa: fone 0800-644-4414
Município de Curitiba : Central de Atendimento ao Usuário (CAU), pelo telefone 156.

O Paraná conta, atualmente, com comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) em 406 dos seus 507 hospitais.
Em maio de 2004, apenas 328 hospitais tinham comissão de controle de infecção hospitalar e 164 tinham comissões de controle de infecção atuantes. Houve, portanto, de maio de 2004 a maio de 2006, salto de 60% para 80% no número de hospitais paranaenses com comissão de controle de infecção hospitalar, a meta agora é estimular a atuação das CCIH para que o controle de infecção hospitalar seja cada dia mais efetivo.

 
Documentos
 
Legislação