Ambulatório, UBS e novos recursos: região de Cianorte recebe mais de R$ 25 milhões para saúde 20/01/2023 - 19:18

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, liberou nesta sexta-feira (20) R$ 25,6 milhões em investimentos para os 11 municípios da 13ª Regional de Saúde de Cianorte. Entre os destaques está a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), num valor de R$ 17,4 milhões, para promover 12 mil novas consultas por mês.

O objetivo desse programa dos ambulatórios é reforçar o atendimento médico especializado de média complexidade em locais estratégicos para abranger o maior número possível de paranaenses e diminuir as filas de espera. Este foi o oitavo AME formalizado pela Secretaria neste mês.

“Nossa missão com os AMEs é resolver o gargalo do atendimento especializado. Precisamos evitar que o cidadão paranaense se desloque por horas até uma unidade de referência para realizar uma consulta ou um exame. Precisamos levar o serviço até mais próximo dessas pessoas. Esses AMEs estão em áreas urbanas no Interior e vão ajudar muito a saúde pública”, afirmou Beto Preto.

A Secretaria também formalizou um investimento de R$ 4,1 milhões em obras de Unidades Básicas de Saúde (UBS), outros R$ 2,6 milhões para aquisição de equipamentos e veículos para a saúde da família e para a Atenção Primária, kits de saúde bucal, além de R$ 1,5 milhão para o incentivo financeiro de hospitais e entidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Criamos este incentivo adicional para os prestadores porque o governador Ratinho Junior tem a sensibilidade de olhar por aqueles que ficaram com a porta aberta na pior fase da pandemia da Covid-19 e agora precisam de um fôlego a mais para dar continuidade no serviço”, explicou Beto Preto.

“É muito importante esse alinhamento com o Governo do Estado para que esses recursos sejam destinados para a melhoria de prédios, móveis, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o atendimento que elas recebem”, disse o prefeito de Cianorte e presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop), Marco Franzato.

AME – O AME de Cianorte se enquadra no Tipo II, contemplando 2,5 mil metros quadrados com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Ainda dentro dessa modalidade, serão construídas estruturas similares em Irati, Ivaiporã e União da Vitória

Já no Tipo I serão comtemplados os municípios de Campo Mourão, Cornélio Procópio, JacarezinhoParanavaí e São José dos Pinhais. Nesta modalidade cada estrutura contempla 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de cerca de quatro mil metros quadrados, resultando em aproximadamente 20 mil consultas por mês.

Serão, no total, 11 AMEs, incluindo a unidade universitária de Ponta Grossa e a do Litoral, em Paranaguá.

13ª REGIONAL – A Regional de Cianorte é composta ainda pelos seguintes municípios: Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

PRESENÇAS – Participaram do evento o presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte) e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan; Wilson Luiz Peres Pedrão, presidente da Câmara de Vereadores de Cianorte; o secretário municipal de Saúde de Cianorte, Neilson Etanio de Sousa; o presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira; e prefeitos e secretários municipais da região.

Foto: Danilo Anvanci/ Sesa